Natal

CATEQUESES


PROJETO DE JESUS X NOSSOS PROJETOS- catequese 28 de abril de 2012


Continua Senhor
Continua Senhor
Teu projeto de amor em mim
A criação não terminou Tu continuas Criador
Continua Senhor
Do Teu jeito a me construir,
Barro que sou, terra que sou,
As Tuas mãos me moldarão.
Sei que serei como queres que eu seja,
Um dia desses vou ser mais Igreja,
Um dia desses me converterei, me converterei
E então profetizarei.
Continua Senhor
Insistindo em me questionar
Meu coração já entendeu
Mas não consegue ser só Teu.
Continua Senhor
Não me deixes me acomodar,
Chama outra vez mais uma vez
Já fui vencido pelo amor.


EVANGELHO segundo S. Lucas 19

1 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.
3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.
4 Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.
5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.
6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.
7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...
8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.


COMENTÁRIO
JESUS ACOLHE O OUTRO, pobre, pecador, com amor. Como acolhemos?
JESUS ANUNCIA A VERDADE DO PAI: boa notícia da verdade e misericórdia. O que anunciamos?
JESUS É A CERTEZA DO AMOR ENTRE OS FILHOS DE DEUS, terno e forte, liberta do mal e promove a vida, despertando esperança. Somos confiáveis?
JESUS CONVIDA PARA UM COMPROMISSO COM O REINO: com esperança e caridade, seu comportamento era um convite a vida plena.  Jesus conhece, questiona, ama, corrige e transforma seus discípulos. Com o que nos comprometemos?
A FÉ CRISTÃ: a conversão é uma adesão plena, sincera e decidida de caminhar no discipulado de Jesus, num encontro pessoal- construindo a personalidade referenciada em Cristo para mentalidade, sensibilidade e vida, seguindo seus exemplos como os apóstolos, alegres na comunidade: orando, perdoando, participando e amando.



PARÁGRAFOS DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

544. O Reino e dos pobres e pequenos, quer dizer, dos que o acolheram com um coração humilde. Jesus foi enviado para ≪trazer a Boa-Nova aos pobres≫ (Lc 4, 18) (274). Declara-os bem-aventurados, porque ≪é deles o Reino dos céus≫ (Mt 5, 3). Foi aos ≪pequenos≫ que o Pai se dignou revelar o que continua oculto aos sabios e inteligentes (275). Jesus partilha a vida dos pobres, desde o presépio ate a cruz: sabe o que e sofrer a fome (276), a sede (277) e a indigência (278). Mais ainda: identifica-se com os pobres de toda a espécie, e faz do amor ativo para com eles a condição da entrada no seu Reino (279).

545. Jesus convida os pecadores para a mesa do Reino: ≪Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores≫ (Mc 2, 17) (280). Convida-os a conversão sem a qual não se pode entrar no Reino, mas por palavras e atos, mostra-lhes a misericórdia sem limites do Seu Pai para com eles e a imensa ≪alegria que haverá no céu, por um só pecador que se arrependa≫ (Lc 15, 7). A prova suprema deste amor será o sacrifício da sua própria vida, ≪pela remissão dos pecados≫ (Mt 26,28).
715. Os textos proféticos, respeitantes diretamente ao envio do Espirito Santo, são oráculos em que Deus fala ao coração do seu povo na linguagem da promessa, com os acentos do ≪amor e da fidelidade≫ (77), cujo cumprimento São Pedro proclamará na manhã do Pentecostes (78)≫. Segundo estas promessas, nos ≪últimos tempos≫ o Espírito do Senhor há-de renovar o coração dos homens, gravando neles uma lei nova; reunirá e reconciliará os povos dispersos e divididos; transformará a primeira criação e Deus habitará nela com os homens, na paz.

716. O povo dos ≪pobres≫ (79) , dos humildes e dos mansos, totalmente entregues aos desígnios misteriosos do seu Deus, o povo dos que esperam a justiça, não dos homens mas do Messias, tal e, afinal, a grande obra da missão oculta do Espírito Santo, durante o tempo das promessas, para preparar a vinda de Cristo. E a qualidade do seu coração, purificado e iluminado pelo Espírito, que se exprime nos salmos. Nestes pobres, o Espírito prepara para o Senhor ≪um povo bem disposto≫ (80).

2447. As obras de misericórdia são as ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais (204). Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espirituais, como perdoar e suportar com paciência. As obras de misericórdia corporais consistem nomeadamente em dar de comer a quem tem fome, albergar quem não tem teto, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, sepultar os mortos (205). Entre estes gestos, a esmola dada aos pobres (206) é um dos principais testemunhos da caridade fraterna e também uma pratica de justiça que agrada a Deus (207):≪Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos, faça o mesmo≫ (Lc 3, 11). ≪Daí antes de esmola do que possuis, e tudo para vos ficará limpo≫ (Lc 11, 41). ≪Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem do alimento quotidiano, e um de vos lhe disser: "Ide em paz; tratai de vos aquecer e de matar a fome", mas não lhes der o que é necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?≫ (Tg 2, 15-16) (208).

2448. ≪Sob as suas múltiplas formas: indigência material, opressão injusta, doenças físicas e psíquicas, e finalmente a morte, a miséria humana é o sinal manifesto da condição congênita de fraqueza em que o homem se encontra desde o primeiro pecado e da necessidade que tem de salvação. Foi por isso que ela atraiu a compaixão de Cristo Salvador, que quis tomá-la sobre Si e identificar-Se com os "mais pequenos de entre os seus irmãos" (Mt 25, 40-45). E por isso, os que se sentem acabrunhados por ela são objeto de um amor preferencial por parte da Igreja que, desde o princípio, apesar das falhas de muitos dos seus membros, nunca deixou de trabalhar por aliviá-los, defendê-los e libertá-los; fê-lo através de inúmeras obras de beneficência, que continuam indispensáveis, sempre e em toda a parte≫ (209).

2449. Desde o Antigo Testamento, toda a espécie de medidas jurídicas (ano de remissão, interdição de empréstimos a juros e da retenção dum penhor, obrigação do dízimo, pagamento quotidiano da jorna, direito de apanhar os restos da vindima e da ceifa) são uma resposta a exortação do Deuteronômio: ≪Nunca faltarão os pobres na terra; por isso, faço-te esta recomendação: abre, abre a mão para o teu irmão, para o pobre e necessitado que estiver na tua terra≫ (Dt 15, 1 l ). E Jesus faz sua esta palavra: ≪Pobres, sempre os haveis de ter convosco; a Mim, nem sempre Me tereis≫ (Jo 12, 8). Com isto não faz caducar a força dos oráculos antigos: ≪Compraremos os necessitados por dinheiro e os pobres por um par de sandálias≫ (Am 8, 6), mas convida-nos a reconhecer a sua presença na pessoa dos pobres que são seus irmãos (210): No dia em que a sua mãe a repreendeu por manter em sua casa pobres e doentes. Santa Rosa de Lima respondeu-lhe: ≪Quando servimos os pobres e os doentes, e a Jesus servimos. Não devemos cansar-nos de ajudar o nosso próximo, porque nele servimos a Jesus≫ (211). 

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